Sirius

O Sirius é um acelerador de partículas inaugurado em 2018, na cidade de Campinas (SP), pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Ele é capaz de produzir e controlar o movimento de elétrons carregados de alta energia em velocidades próximas à da luz. Funciona como um grande microscópio: ao revelar a estrutura molecular, atômica e eletrônica dos mais diversos materiais, permite pesquisas em praticamente qualquer área do conhecimento, com potencial de resolver problemas da atualidade.

A obra é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil, e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de quarta geração do mundo. É planejada para colocar o país na liderança mundial de produção deste tipo de luz e foi projetada para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia.

Por conta disso, um dos maiores desafios do Sirius é a sua estabilidade dimensional, térmica e vibracional. O prédio principal tem 68 mil metros quadrados: são quatro pavimentos, com capacidade para até 620 pessoas, entre funcionários e visitantes. Além disso, ele abriga os três aceleradores de elétrons e as possíveis 40 linhas de luz, seis das quais são consideradas longas, com comprimentos que variam de 100 a 150 metros.

Soluções exclusivas de fixação

A Âncora tem orgulho em dizer que participou da construção do Sirius com soluções exclusivas de fixação, específicas para atender a um projeto de tamanha importância. Trabalhamos em duas frentes: primeiro, desenvolvemos um chumbador especial para fixação das cabanas de análise; depois, também fornecemos material para as instalações elétrica, hidráulica e de ar condicionado.

Para as cabanas, o cliente precisava de um chumbador de pequenas dimensões – para que o furo não prejudicasse a camada de concreto criada para conter a radiação presente no local –, mas com elevada capacidade de resistência à tração. Além disso, foi preciso criar um sistema exclusivo de “faca” na parte superior do chumbador, a fim de auxiliar na montagem da manta de chumbo.

Em seguida, devido à complexidade da obra, também fornecemos um número elevado de itens, tanto para auxiliar na instalação de todo o complexo da rede de distribuição de água e esgoto, quanto para a fixação dos berços superiores para passagem de cabeamento elétrico. Por último, por conta da proximidade das instalações, realizamos ainda o serviço de Consultoria, Treinamento e Supervisão (CTS) para avaliarmos o desempenho das aplicações nas condições reais de uso.

PROJETO
Foram produzidas soluções exclusivas de fixação para o cliente.

NECESSIDADE
O cliente precisava de um chumbador de pequenas dimensões, mas com elevada capacidade de resistência à tração, para fixação das cabanas de análise, além de diversos tipos de itens para as instalações elétrica, hidráulica e de ar condicionado.

DESCRIÇÃO
Obra: Sirius
Local: Campinas (SP)

Diferencial Âncora

Tudo isso só foi possível porque a Âncora Sistemas de Fixação é a única empresa do segmento no Brasil que possui estrutura fabril ativa e equipada com o que há de mais moderno e tecnológico para desenvolver soluções sob medida, de acordo com as necessidades do cliente.

E ainda, temos um laboratório certificado, reconhecido e capacitado para realizar todos os testes e acompanhamentos, bem como uma equipe de engenharia altamente qualificada para o cumprimento de consultorias, treinamentos e supervisão em todas as etapas. Como consequência, os resultados não podem ser outros: qualidade, tecnologia, inovação e eficiência entregues a cada projeto. Isso é Âncora!

Post Relacionados