Vacina contra a gripe: campanha nas empresas

17 de maio de 2019
vacina-gripe-vinhedo-campinas-11.jpg

Campanha Nacional segue no SUS e é ampliada com ações nas empresas como a Âncora e a Einhell,  em Vinhedo(SP), prevenindo novas epidemias no país.

Esta sexta-feira (17) foi dia de vacinação contra a gripe na Âncora Sistemas de Fixação e na Einhell Brasil, localizadas em Vinhedo, interior de São Paulo. As empresas somam forças com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que segue até 31 de maio em todo o país.

Ao todo as empresas do Âncora Group imunizaram 300 pessoas, entre funcionários e familiares. “Este é o terceiro ano que promovemos esta campanha. Acreditamos que a ação protege e gera qualidade de vida para nossos colaboradores, enquanto traz muitos benefícios para a empresa, que com funcionários saudáveis, enfrenta menos problemas de absenteísmo”, explica Vera Lúcia, gerente de RH do Âncora Group.

Telma Rodrigues de Souza, assistente comercial na Âncora, tomou a vacina e trouxe a sobrinha, Emanuella Rodrigues Brombral, 5 anos, para ser imunizada. “Achei muito boa a oportunidade de ser vacinada aqui mesmo na empresa e ainda poder trazer minha sobrinha, num lugar menor, num ambiente mais confortável, sem filas ou espera, perto de quem ela conhece. Foi uma experiência muito boa. Me sinto valorizada com esse cuidado”, comenta.

Nesta vacinação foi oferecida uma dose tetravalente do imunizante, que protege contra as quatro variações do vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2), Influenza B (linhagem B/Victoria/2/87) e influenza B (linhagem B/Yamagata/16/88), sendo esta última uma proteção extra que não tem na vacina trivalente oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Cabe lembrar que o vírus da gripe sofre mutações constantes – e sempre há um subtipo que circula mais em determinado ano. Em 2019 a vacina foi configurada, por exemplo, com a prevenção ao vírus H2N3 que circulou ano passado no hemisfério sul. Por isso as vacinas são atualizadas e alteradas, tornando a vacinação anual imprescindível.

Campanha Nacional
Na rede pública, a campanha nacional de vacinação contra a gripe (vacina trivalente) iniciou em 10 de abril e segue até o dia 31 de maio para os grupos prioritários, como crianças com menos de seis anos, idosos, grávidas, entre outros (saiba mais aqui).

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a vacina é o segundo melhor investimento para a saúde, depois de garantir acesso à água potável.

Até 27 de abril (último boletim publicado), pelo menos 535 pessoas foram hospitalizadas este ano no Brasil por síndrome respiratória aguda grave causada por influenza (gripe), três casos na região de Campinas. Até agora 99 morreram em decorrência do quadro.

A OMS recomenda a vacinação de trabalhadores nas empresas contra a gripe, pois, não só reduz os riscos do aparecimento da doença no ambiente laboral, como contribui na prevenção nacional contra a doença, trazendo sensação de bem-estar aos colaboradores.

 

Fique Atento
Tome sempre cuidado com sua saúde. Algumas ações previnem dezenas de doenças. Basta no dia a dia adotar medidas como lavar sempre as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e cobrir a boca ao tossir ou espirrar para não transmitir vírus. Evite contato com pessoas gripadas ou resfriadas. Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.