Sipat 2021 + Saúde do Âncora Group chega à 25ª edição

17 de novembro de 2021
sipat-2021-mais-saude_img-principal1-1280x853.png

O Âncora Group realizou, entre os dias 8 e 12 de novembro, a 25ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) + Saúde. O evento contou com uma série de palestras, consultas e exames para um check-up completo dos colaboradores, além de ações de incentivo para a adoção de práticas mais saudáveis no dia a dia, e de orientação quanto à prevenção de diversas doenças.

Diferente do que ocorre em outras empresas, no Âncora Group, nos últimos dez anos foi incorporado à Sipat o tema “+ Saúde”. Em vez de atividades apenas sobre segurança no trabalho, o conteúdo da semana é montado de forma a abordar a saúde do colaborador como um todo, dentro e fora do ambiente corporativo.

Cada dia inicia com o disparo de um texto por email – o mesmo informativo também é fixado nos murais da empresa –, no qual é abordado um assunto específico, que vai desde saúde mental, tabagismo e dicas para se ter um trânsito mais seguro, até alimentação saudável e prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissível (IST).

No primeiro dia da Sipat, segunda-feira (8), os funcionários passaram por exame de audiometria; depois, na terça-feira (9), todos fizeram exames de sangue para avaliação de glicemia, triglicerídeos, colesterol, hemograma completo, creatinina e glutamil, além de PSA (para homens com mais de 40 anos) e tipagem sanguínea e hepatite C para funcionários com menos tempo de casa.

Na parte da tarde, alguns colaboradores também fizeram exames de ECG, EEG, espirometria, acuidade visual, audiometria e avaliação de saúde ocupacional (ASO). Após os exames de sangue, todos puderam tomar um delicioso café da manhã preparado com muito carinho no refeitório da empresa.

Na quarta-feira (10), terceiro dia da Sipat, os funcionários foram divididos em quatro turmas e participaram, ao longo do dia, de uma palestra sobre saúde mental com o farmacêutico Caio Mendes, no Showroom da Einhell. As aberturas ficaram por conta de membros da Cipa e, ao final de cada sessão, houve sorteio de uma ferramenta elétrica da Einhell entre os participantes.

Já no penúltimo dia, a programação foi recheada: os colaboradores passaram por avaliação de saúde ocupacional, de bioimpedância e aferiram a pressão arterial. Feito isso, seguiram para consultas com clínico geral e nutricionista. Em paralelo, ao longo de todo o dia, a FATD Consultoria e Gestão Empresarial ministrou a palestra “Gestão da vida e gestão do tempo”, no Showroom da Einhell, também com aberturas realizadas por membros da Cipa.

Por fim, na sexta-feira (12), as consultas com o médico e com a nutricionista continuaram, bem como as avaliações de ASO e de bioimpedância. Neste dia, o almoço foi especial, com opções de massas, molhos e até sorvete. Além disso, cada colaborador recebeu um kit de prevenção com preservativos e folders explicativos sobre IST, álcool e outras drogas, encerrando a Sipat 2021 + Saúde.