SIPAT 2024 + Saúde da Âncora Group – 28ª edição

11 de outubro de 2024
IMG_9442-1280x853.webp

A Âncora Group realizou, de 07 a 11 de outubro, a 28ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) + Saúde. O evento incluiu diversas atividades que incentivaram práticas saudáveis no cotidiano dos colaboradores. Foram realizados consultas e exames para um check-up completo, além de palestras que abordaram a saúde em todas as suas dimensões, tanto dentro quanto fora do ambiente corporativo, sempre com foco na prevenção de doenças. Ao final das palestras, foram sorteadas ferramentas da Einhell. Com a SIPAT, a Âncora busca proporcionar momentos especiais de troca de conhecimentos e integração entre os funcionários, reforçando a importância da segurança, saúde e bem-estar. Em vez de se limitar a temas de segurança no trabalho, a programação desta semana teve um enfoque mais abrangente, considerando a saúde integral do colaborador.

Durante a SIPAT, foram enviados informativos diários por e-mail e fixados nos murais internos da empresa, abordando temas como saúde, bem-estar e vícios relacionados a bebidas alcoólicas, tabaco e cigarros eletrônicos. Outro tema relevante foi a conscientização sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Para aqueles que já haviam participado de edições anteriores, oferecemos a possibilidade de comparar os resultados dos exames realizados, permitindo um melhor acompanhamento da saúde.

Na segunda-feira (07), o evento começou com exames de audiometria. Realizamos também a palestra “Treinamento em Ergonomia no Trabalho NR177”, apresentada por Leandro Prietro, e a palestra “Superar é preciso, seguir em frente é essencial”, com Mauricio Mendes e Vagner Silva.

No dia seguinte, todos os colaboradores realizaram exames de sangue para avaliação de glicemia, triglicerídeos, colesterol, hemograma completo, creatinina, além de PSA para homens acima de 40 anos, tipagem sanguínea e teste de hepatite C para novos funcionários. Após os exames, todos puderam desfrutar de um delicioso café da manhã preparado com carinho no refeitório. Também foi realizado o treinamento NR01 – Direção Defensiva para alguns colaboradores.

Na quarta-feira (09), a palestra “Arboviroses: Do início ao tratamento” foi ministrada pelo doutor Caio Mendes, foi esclarecido alguns pontos importantes sobre os vírus da Dengue, Zica, Chikungunya, H1n1 e vários outros assuntos pertinentes ao tema.

Na quinta-feira (10), a equipe da Prevenção Total aferiu a pressão arterial dos colaboradores e realizou exames periódicos, além de avaliações de saúde ocupacional (ASO). Contamos ainda com a presença da óptica Vale a Pena, que ofereceu consultas oftalmológicas aos colaboradores.

Para encerrar a SIPAT na sexta-feira (11), continuamos com os exames periódicos e promovemos um almoço temático “Comida de Boteco” com a Nutrisim. Cada colaborador recebeu um kit de prevenção contendo preservativos e materiais informativos sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e outras substâncias, finalizando assim a SIPAT 2024 + Saúde.